domingo, 6 de novembro de 2011

Projeto de Intervenção

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Uesb                                 
CURSO Licenciatura em Computação
Disciplina
- Pesquisa e Prática Docente em Informática
Docente - Rodrigo Santos de Queiroz        
Discente - Maria  José Pereira da Silva

                                    Projeto de Intervenção

Problema:

Como criar a ferramenta Moodle, na disciplina de Ciências Tecnológicas com seus alunos no laboratório de Informática?

Palavras Chaves- Criar- ferramenta- Moodle- Ciências –Tecnológicas- laboratório -Informática

OBJETIVO GERAL:


Criar um ambiente de  interação de aprendizagem usando a ferramenta moodle .

Metodologia do Trabalho
: Será criado em duas etapas.
1º Na primeira etapa:
Será feito uma busca na internet da ferramenta moodle, onde iremos construir um ambiente no laboratório de informática do CMMEC.(Colégio Municipal Maria Eleonora Cajahyba)


2º Na segunda etapa:

Tomando como princípio as especificidades da modalidade educacional, os pressupostos pedagógicos e as funcionalidades eletrônicas, os primeiros passos para criar o moodle onde ocorrerá o ambiente virtual de aprendizagem  a partir estudos da oferta, do ensino da disciplina de Ciências tecnológicas. Entretanto serão mencionadas quatro etapas distintas e integradas:
•    Primeiro passo planejamento participativo.
•    Segundo passo apresentação do ambiente Aprendizagem Online.
•    Terceiro passo executar a ferramenta com atividades práticas para melhor compreensão do recurso.
•    Quarto passo avaliar as atividades proposta através dos recursos oferecidos.

 Palavras Chaves - Criar- ferramenta- Moodle- Ciências –Tecnológicas- laboratório -Informática



RECURSOS  USADOS:

            O professor responsável pelo curso
            Laborátorio de Informática da Escola
            Computadores conectados à internet;
            Plataforma Moodle instalada e adaptada  às  necessidades da escola;
            Vídeos e links motivacionais;
            Data Show para as oficinas;
           
CRONOGRAMA:
            Implantação da plataforma Moodle para uso dos alunos, na disciplina de Ciências Tecnológicas início do ano letivo de 2012.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS :
 PEDGOGIA DE PROJETOS. Material desenvolvido pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educaçao da universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).Material disponível em www.moodle.ufba.br/.../Pedagogia_de_projetos/Pedagogia_de_Projetos_.rtf APOSTILA: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL, Edla Ramos, Mônica Carapeços, Leda Fiorentini.




2 comentários:

  1. Olá querida, muito bem. Agora precisamos tornar o projeto mais envolvente. Experimente inserir figuras, vídeos, hiperlinks....

    ResponderExcluir